Xadrez Príncipe de Gales, a estampa da estação: por que virou tendência e como usar 15/06/2018 – Posted in: Moda – Tags: , , ,

Nos looks das famosas, nas passarelas e, claro, nas vitrines das lojas: quem está sempre de olho nas tendências já deve ter reparado que o xadrez está super em alta. Clássico da moda, essa estampa é daquelas atemporais, que nunca saem de cena. Traz um toque de elegância às produções e também cai bem quando combinadas com peças mais fashionistas.

E tem um xadrez que é a cara do friozinho: o Príncipe de Gales (conhecido lá fora como Glen Plaid). São aquelas linhas mais espaçadas e discretas, normalmente em tons preto e cinza. Mas por que esse nome? De onde veio essa que já é a sensação do outono/inverno no Brasil?

Foi a Condessa de Seafiled que desenvolveu essa estampa na Escócia no século XIX. Sua ideia era vestir os guardas escoceses de forma elegante, mas quem adorou e adotou o xadrez foi Edward VIII, o Príncipe de Gales. A criação revolucionou os trajes masculinos da época.

O grande responsável por trazer a padronagem de volta, em um desfile em 2016, foi o estilista russo Demma Gvasalia, diretor criativo da grife espanhola Balenciaga. Ele colocou nas passarelas blazers casacos oversized e alfaiataria, em uma coleção cool e moderna. Stella McCartney e Ralph Lauren foram outras grifes que apostaram na tendência retrô.

E agora o Xadrez Príncipe de Gales ganhou força total nas vitrines brasileiras. Muita gente associa o desenho às roupas de ‘vó’, mas está longe disso: a estampa invadiu o street style, com opções de looks chiques, elegantes ou modernos. As riscas espaçadas em tons preto e cinza caem bem em saias, calças, blazers, vestidos, blusas, tops e até bolsas.

Como combinar?

Estilosa, sem passar frio! Blusa Xadrez Príncipe de Gales com manga longa e gola alta, cai super bem com saia em couro fake de cintura alta e bota de cano curto preta ou, se você for daquelas mais ousadas, pode até colocar uma cor nos pés, como vinho. Também dá para compor o look com calça pantacourt preta, em couro, e sandália ou sapato pretos.

Combinação com Xadrez Príncipe de Gales e Saia de CouroCombinação com Xadrez Príncipe de Gales

O Xadrez Príncipe de Gales também já tomou conta dos looks mais despojados, como esse blusão motelinho com bolso canguru e capuz. E nada mais interessante do que uma mistura de estilos: combine com uma saia preta curta e coturno.

Look Blusão Xadrez Príncipe de GalesBlusãoa Xadrez Príncipe de Gales

E aí, curtiu?! Abuse da criatividade e aposte logo no hit da estação!